sábado, 29 de março de 2014

(Tentativa de) Manual de apoio a pais que perderam filhos - #2




Dizer "Vá... não falem disso agora..."

Os pais precisam de desabafar. E os que nos ouvem têm de ter um pouco de paciência quando falamos acerca dos nossos filhos. Alguma vez imaginaram um psicólogo dizer algo do género? Não pois, não? Pois vocês, quem nós escolhemos para falar, são os nossos melhores psicólogos. Acreditem que só partilhamos o que sentimos com quem achamos que nos pode dar um apoio.
E esse apoio pode passar apenas por ouvir. Só isso. Experimentem. :)

Já sabemos que não vão entender realmente o que significa a experiência (e esperamos que nunca venham a ter noção!!) mas "recusar" ouvir os pais é deixar-nos sozinhos nos nossos pensamentos...

Sabem quando as palavras parecem perder peso dentro de nós quando as verbalizamos? Pois, é isso. :)

5 comentários:

  1. Como estas palavras são tão verdadeiras. Não perdi um filho, mas tenho alguém muito próximo que perdeu. Mas sei o " bem" fiz ao ouvir vezes sem conta o mesmo desabafo, as tardes que passei só a limpar as lágrimas, sem dizer uma palavra. Nunca lhe disse não fales disso, mas antes muitas vezes queres falar, vamos falar, vamos recordar.
    Muita gente fez o oposto e o conseguiram foi afastá-la.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais o meu infinito apoio a esta causa. Tal como o André sabe passei pelo mesmo. As pessoas que ignoram o que senti e sinto a mim apetece-me afastar para não dizer pior. Muitos parabéns pela ida à televisão. Esteve muito bem. Aplaudo-o pela coragem que nunca terei. A Leonor (e o meu Vasco, eh eh) terá(ão) gostado certamente!

      Eliminar
    2. Muito obrigado Artesanices. Nem toda a gente tem a capacidade para fazer isso. Excelente amizade!

      Eliminar
  2. sofia.fino@gmail.comdomingo, 30 março, 2014

    Tal e qual, é exactamente isso q se sente. Só precisamos q nos ouçam, mesmo que não entendam. . . E é tão bom falar deles. . . Recorda-los. . . É incrivel mas cafa vez w leio um post teu parece q me revejo em cada palavra. . . Até no comentario q fizeram relativamente aos comentário q as pessoas fazem quando perdemos um bebé (carregado de boa intenção). Também sentia o mesmo, como se quando nos dizem 'tem calms ainda és nova, podes ter mais' sentia ums vontade incontrolável de gritar e dizer q nem por isso essa conversa apaziguava a minha dor. . . Certo é quemais tarde, depois de perder a minha No, veio um Simão cheio de saúde. . . Mas nunca substituiu nem irá substituir a irmã. . . Seremos sempre pais de um anjo q podemos e devemos lembrar sempre. Um grande beijinho para ti e para a Ana q o amanhã seja sempre um pouco melhor e que continuem a recordar a Leonor com muito amor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia.
      Muito obrigado pelas tuas palavras. Tenho a certeza que a tua Nô está com a minha Nô a brincar no céu enquanto te ajuda a cuidar do Simão. :)

      Eliminar