terça-feira, 25 de março de 2014

Já passou...

Olá pessoal!

Pois é, lá fomos à SIC. Digo "fomos" e não "fui" porque houve uma surpresa de última hora quando a Ana é avisada que me vai acompanhar junto da Conceição Lino. :) A cara da Ana é priceless.

Segundo dizem correu bem mas ainda não tive oportunidade de ver por isso ainda estou um bocadinho nervoso. Mas o feedback tem sido muito positivo e isso alegra-me.
Alegra-me também ver que a mensagem que parece ter passado para a maioria das pessoas foi uma mensagem de Amor. Amor por nós próprios. Amor pelos outros.
Agrada-me ver que os responsáveis pelo programa perceberam isso.

E como não tive muito a dizer acerca do guião do programa, ficam sempre muitas outras coisas por dizer.

Neste percurso de 9 meses conheci muita gente fantástica.
E estar a nomeá-las todas corria o risco de certo de me esquecer de alguém.

Mas permitam-me uns destaques (sem qualquer ordem de importância excepto a última):
- Conheci ainda melhor a Ana (sou tão maior contigo ao lado...)
- Re-conheci os meus amigos. Vocês sabem quem são! Nunca me cobrariam por não estar a nomear um a um. :)
- Re-conheci a minha família.
- Conheci gente fantástica com uma garra sobrenatural (Tiago, Ivo e respectivos pais - esta é para vocês!)
- Mais uma pessoa fantástica - Sofia Teixeira. Força sobrenatural!
- Centenas de pessoas comentam no blog e facebook!
- Vi nascer a "Gota Solidária" com a ajuda da Marta da Cruz e da Barbara Barreira. Amo a vossa força! E convido toda a gente a contribuir com um euro (é só um euro!) para as causas do mês.
- À associação XXS Prematuros que nos abriu portas para formarmos o grupo "De Pais Para Pais" no HSM junto com muitos outros pais voluntários.
- À associação Pais Prematuros que nos acolheu e nos ajudou (e ajuda).
- Conheci profissionais fantásticos na UCIN do HSM.
- A Marta Couto da SIC. É raro sentir tão rapidamente uma empatia com alguém que acabo de conhecer.
- E, finalmente, conheci o ser mais grandioso que jamais vi.

Espero que quem não estiver nesta pequena lista não me leve a mal. E não leve a mal não ter tido oportunidade em verbalizar durante o programa. Mas estavam todos onde é mais importante - junto ao meu coração. Junto da Nô.

Aquilo que a Nô quer é isto que me chegou hoje:
"hoje ouvi e vi a vossa historia, e podem acreditar , a partir de hoje vou ser uma pessoa diferente. Vou parar de reclamar da vida porque afinal a minha filha está aqui, com ou sem problemas. Graças a vocês hoje vou dar mais valor a vida."

Foi também por isto que fomos à TV.

Abraços e beijos,
André

PS: prometo que vou responder a todos que me solicitaram mas como devem imaginar isto agora está um pouco confuso. :) Mas fica prometido! Se eu, porventura, me esquecer de responder a alguém, por favor, esse alguém que me diga!

17 comentários:

  1. não posso dizer que imagino o que passaram, porque apenas vos e todos os que perderam os seus filhotes, podem dize-lo porque o viveram, mas apenas me posso solidarizar convosco e dizer que concordo que a vossa Leonor será sempre a vossa primeira filhota independente dos que se seguirem, porque ninguém tem o lugar de ninguém, porque são únicos e inigualáveis e serão sempre fruto do vosso amor e da vossa vida. Parabéns pela vossa Leonor, porque um filho e sempre uma bênção independente de tudo o que acontece. beijos Mena Leal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Mena.
      É mesmo isso que pretendi transmitir.

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Grande Ricardo! Obrigado!
      Vocês é que são lindos!

      Eliminar
  3. Entendo a vossa mensagem e a vossa dor,eu também tive uma bebé prematura de 33 semanas,nasceu muito doente,os médicos não sabiam o que se passava,ela esteve sempre internada até falecer com 4 meses de idade.Tambem sinto a necessidade de manter a memória dela viva,penso na Filipa todos os dias e já lá vão quase 10 anos...nenhum filho substitui outro,a vossa filha vai sempre vos acompanhar e olhar por vocês,continuem com o blog,bem hajam

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro/a anónimo/a,

      Caso ache importante falar acerca da Filipa e da sua experiência, e sinta que eu posso ajudar, contacte-me. Estou (e a Ana) aqui para isso também.
      E claro que o blog continua. Neste momento ganhou novo alento porque senti que tocou em muito mais gente.

      Cumprimentos.

      Eliminar
    2. Peço desculpa por não me ter identificado,pouco tempo antes de ver o programa lamentava que no ano que tudo aconteceu (2004) eu ainda não sabia lidar com as novas tecnologias e não pude partilhar a minha experiência com ninguém,tive muito pouco apoio.Hoje as pessoas usam a internet para desabafar,e nessa altura isso teria sido uma grande ajuda.Gostaria de partilhar com o André e a Ana a minha história,mas não sei se quer que seja através do blog ou de outra maneira.Elisabete.

      Eliminar
    3. Elisabete,

      Deixo ao seu critério qual a forma que prefere contar a sua historia. As redes sociais vieram ajudar muito a forma como contactamos com as outras pessoas e isso também ajuda nos desabafos.
      No entanto chamo a atenção que os comentários são publicos.
      Se preferir um pouco de privacidade a contar a sua história envie um email para andre.silva.rodrigues@gmail.com

      Muita força, Elisabete.

      Eliminar
  4. Muito boa a vossa entrevista e sei que a Nô onde quer que esteja sente-se muito orgulhosa e feliz por ser a vossa eterna menina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Mary.
      O mais importante é sentir que a Nô tem orgulho em nós.

      Eliminar
  5. Adorei o seu blog! Parabéns pela sua escrita. Eu compreendo a empatia que sentiu pela Marta porque quando fui ao programa também fui muito bem recebida. Não haja dúvida que a equipa do Boa Tarde, melhor da SIC é excelente! Mais uma vez parabéns pela sua escrita e deixo-lhe o convite de passar pelo meu blog e seguir.
    Já agora, força! Não deve ser fácil, mas com a escrita o mundo simplesmente se simplifica! :)

    O meu blog :http://sozinhanomeiodaspalavras.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Efectivamente a equipa da SIC foi espectacular. Destaquei a Marta mas poderia ter destacado o Pedro e muita gente que, apesar de não saber o nome, foi impecável.
      Obrigado pelos elogios à escrita. Sinceramente não a acho nada do outro mundo. Talvez tenha como mérito escrever directamente da alma. Sem grandes filtros.

      Vou já seguir o seu blog. Se ainda não o fez, siga este meu cantinho também.

      Cumprimentos

      Eliminar
  6. Olá André! Provavelmente já não se lembram de mim mas eu lembro-me bem de vocês os dois e como tanta gente acompanhei-vos há nove meses quando eu mesma andava também cheia de esperanças. Também eu precisei de um "diário de uma futura mãe/de uma mãe feliz" para ir escrevendo, com vista a tudo aquilo que referes na introdução da entrevista. Só hoje a vi e precisei de contar o que vivi convosco há 9 meses ainda que nem desconfiem disso. A vossa família é inspiradora e tem uma missão que a razão poderá não compreender todos os dias mas que vai acontecendo e que se vai adensando transformando aqui e ali corações e cabeças - sobretudo cabeças que andam tantas vezes distraídas das graças que a vida lhes traz. Só vos posso desejar o que desejo para nós e isso é tudo de bom. Um beijinho muito grande. Continuem a plantar flores por esse mundo fora. Sara

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara, muito obrigado pelas palavras.
      Lembro-me na altura da morte da Nô, pedir às pessoas que beijassem quem amam. Muitos o fizeram os seus filhos. Se há coisa que eu espero que a Nô tenha trazido ao mundo que seja viver apaixonado pela vida e por tudo e todos os que nos rodeiam. Essa é uma das inspirações dela.
      6 dias... apenas 6 dias e ensinou-me mais do que algum dia iria aprender de outra forma.
      Lamento que a minha escrita não consigo transmitir tudo que me vai na alma. Não sou um mestre. A Nô era.

      Felicidades Sara e um beijinho enorme para a tua Aurora.
      Ainda agora descobri e já adoro a tua escrita.

      Eliminar