quarta-feira, 3 de junho de 2015

Pé Boto

Olá pessoal.

Quem sabe o que é o Pé Boto?

Bem... de uma forma muito simplista são pés tortos.

De origem congénita (está presente no nascimento), é algo que neste momento tem um tratamento que passa por uma manipulação corretiva do pé desde bebé até os médicos ortopedistas se sentirem à vontade para dar "alta" à criança, passando a ser a vigilância muito menos apertada. Esse tempo varia muito mas regra geral por volta dos 3 anos a criança está livre dessa "prisão".

Prisão muito basicamente têm de passar muito tempo com os pés presos por gessos (nos primeiros 2 meses mais ou menos) e um ao outro através de umas botas fixas na sola. O tempo diário que as crianças vão usando as botas vai variando com o tempo. Regra geral vai diminuindo entre as 23 horas por dia até usar as botinhas apenas enquanto dormem.

Esta utilização deve ser bastante vigiada e cumprida à risca para se evitar uma correção através de uma cirurgia.

Parece cruel mas os bebés sofrem pouco se for bem feito (botas demasiado apertadas, ângulo errado de correção, etc) e com uma taxa de sucesso altíssima (a roçar os 100%).

Hoje celebra-se o Dia Mundial do Pé Boto em memória do Dr. Ponseti, médico Espanhol que nasceu neste dia no ano de 1914 (faleceu em 2009) e que é o responsável pelo método descrito acima, chamado adequadamente de Método Ponseti.

E o que é que isso tem a ver com o Leonardo?

Bem... o Leonardo vai nascer com o pé boto bilateral (significa que tem pé boto em ambos os pés) e já o sabemos deste a eco morfológica. Mas só agora sentimos-nos à vontade para contar publicamente. É também algo com que já lidamos bem psicologicamente (relativizamos este "problema") e estamos confiantes no tratamento e nos médicos que vão seguir o Leonardo.

Até já o tratamos pelo "botinho". :)

1 comentário:

  1. Boa tarde,
    Não queria deixar de comentar este post. O meu afilhado nasceu com pé boto, tem 20 anos. Realmente andou com gesso, atrasou um pouco o andar (nem se pode dizer que atrasou porque conheço crianças que só começaram a andar depois dos 16 meses e não tinham pé boto), correu tudo bem. Correu tudo muito bem. Confiem. Isto foi há 20 anos, as coisas evoluíram muito, por isso nada há a temer. É chato, admito que sim, mas se for bem feito, talvez seja mais chato para nós do que para eles. Força e parabéns pela gravidez.

    ResponderEliminar