domingo, 20 de dezembro de 2015

Aparentemente somos uns "trafulhas"

Quem seguiu o desenrolar das votações do passatempo "O Casamento Mais Doce" não deixou de achar alguns incrementos de votos suspeitos a partir do 3º dia.
Tanto que muitos amigos vieram falar comigo a dizer o quanto era fácil "aldrabar" o sistema de votações que estava montado no site. Alguns até me perguntam se queria que fizessem alguma coisa.
Eu disse imediatamente que não. Não só sou contra isso por sistema, como acho que me casar suportado numa fraude estaria a pedir ao karma que nos castigasse.
Um amigo fez questão de enviar um email aos responsáveis do site a alertar sobre algumas movimentações suspeitas na sexta-feira dia 11. Não obteve qualquer resposta.

Entretanto, com o passar do tempo, os incrementos suspeitos generalizaram-se. Alguns aparentavam ser ainda mais claros que outros (mais votações que visualizações, por exemplo). E no penúltimo dia, quando o nosso vídeo estava a passar incólume, de repente começa a ganhar votos a um ritmo incrivel sem que aumentasse o número de visualizações. Juro por tudo o que seja mais sagrado que nada fizemos para que isso acontecesse. Mas aconteceu. O nosso vídeo foi sabotado.

Pouco depois a Pipoca escreve que há claros indícios de fraude em muitos vídeos, sendo que para apenas 3 aparentava estar tudo ok (conveniente, não?).

E entretanto o veredicto: 3 finalistas para os quais não têm indícios e todos os outros casais que voluntariamente participaram expondo a sua vida corridos a adjectivos como "batoteiros".

Em nenhum momento os organizadores assumiram a parte de culpa em terem criado um sistema de votação tão vulnerável, quando havia diversas alternativas que dificultavam a fraude. Faz-nos pensar...

Arrependo-me solenemente de ter participado nesta fantochada.
Arrependo-me de vos ter pedido para que votassem em nós.
Arrependo-me de ter exposto o Leonardo num vídeo para depois ser chamado de batoteiro.

Este será o único post sobre o assunto.

2 comentários:

  1. Gostava tanto q vocês tivessem ganho ..
    Gostava ainda mais que tudo isto fosse feito com transparência e justiça. Mas bom, se no país não se passa assim, pq há-de passar-se online?
    Bom, desejo-vos as maiores felicidades aos três e à estrelinha que olha por vocês ...

    ResponderEliminar
  2. Numa coisa promovida pela Pipoca não estava à espera de outra coisa...

    ResponderEliminar