domingo, 6 de abril de 2014

(Tentativa de) Manual de apoio a pais que perderam filhos - #4





Os pais precisam de espaço. Mas precisam de sentir que estão lá.

A reação dos pais varia demasiado para haver formulas mágicas. Há pais que preferem estar sozinhos. Há quem prefira estar com a família. Há quem prefira ficar em casa (onde se acumulam coisas por fazer...). Há quem prefira sair de casa (ir espairecer). Seja qual for a decisão dos pais, mantenham uma vigilância afastada mas sempre prontos a agir.

Esta é talvez a tarefa mais complicada de quem tem de lidar com os pais e a sua dor, porque, normalmente, acontece logo após a morte.

5 comentários:

  1. Pois André cada um reage a dor de forma diversa. Eu não sei o que é perder um filho pois ate estou numa batalha para conseguir engravidar. Mas estou nesta luta em silêncio. Porque assim como muitos não sabem o que e perder um filho. Muitos não sabem o que e ter problemas de infertilidade. Meu problema e baixa progesterona tenho risco de aborto e infelizmente muitos dos óvulos fecundados acabam não concluindo sua missão no útero. Com a família não posso contar pois cada vez que abrem a boca sai asneira. Parabéns pela tua coragem e pela tua humildade de ajudares outros que sentem como tu a dor da perda. Força e tudo de bom... Debora

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pela tua participação, Débora. E desejo-te do fundo do coração que atinjas o teus objectivos em ser mãe.

      Eliminar
  2. Este mês é particularmente mais sensível para mim pois as memórias (que sempre moram cá dentro) resolvem avivar-se com mais força. Por isso, vim "visitar" o vosso "cantinho" e deparei-me com o seu manual. Também ouvi as frases clássicas e umas outras que, se me permitir, compartilho:
    - Agradeça a Deus pois, SE CALHAR, ele ficaria com sequelas. (ouvi tanto esta!)
    - E agora? Será que não seria melhor adotar? (esta nem merece comentários...)
    - Tem que se consolar pois vai ver que foi o melhor que lhe podia ter acontecido.
    (Depois de 10 anos, ainda me lembro disto...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente há comentários bastante infelizes. No entanto estou em crer que poucos ou nenhuns são feitos com intenção de nos magoar...
      Admito que se eu estivesse na situação contrária também teria dificuldades em articular algo que ajudasse alguém que tivesse perdido um filho.
      Muita força a ultrapassar o mês de Abril, Rosa.

      Eliminar
    2. Sim, concordo plenamente, As pessoas que gostam de nós só querem que a nossa dor acabe mas, às vezes, um abraço apertado faz mais do que muitas palavras.
      Obrigada.

      Eliminar