sexta-feira, 21 de junho de 2013

Dia 1

Ou melhor dizendo, tempo passado desde do parto cerca de 42 horas.

Antes de mais permitam-me a correcção ao anterior post em que referi que a Leonor era aquariana. Admito que ligo pouco aos signos e deve ter sido por isso que não me lembrei de verificar que ela é efectivamente do signo Gémeos! Disso e estar a precisar de dormir urgentemente... Quem falou comigo pessoalmente ontem reparou que o meu raciocínio se degradava a olhos vistos enquanto as horas iam passado.
Foi sem dúvida o dia mais "estranho" da minha vida. Um misto de alegria, preocupação, apreensão, euforia, choro (sim, os homens também choram), e mais uma montanha de sentimentos que no papel parecem antagónicos mas que podem se sentir todos ao mesmo tempo!

Posto isto vamos lá ao que interessa.

A saúde da Leonor é de momento estável. Passou algo mal a noite, sobretudo ao nível da instabilidade respiratória.
Os valores da gasimetria eram maus ontem por isso os médicos tiveram de arranjar um compromisso decente no ventilador. Só hoje de manhã, já depois de eu estar com a Leonor, é que conseguiram estabilizar a respiração e a partir daí a Leonor passou um dia e principio da noite descansada e muito estável.
Fez também uma ecografia à cabeça (já estava programada fazer antes) e verificou-se que o cérebro não apresentou sequelas algumas da instabilidade nocturna. Muito bom sinal para aquele que é um dos maiores riscos dos prematuros.

Entretanto foi também pesada e neste momento pesa 427gr. Um valor dentro do expectável pelos médicos e como tal não é motivo de alarme, sendo que continua a ser o seu principal handicap nesta luta pela sobrevivência. Ainda deve perder mais umas gramas antes de começar a ganhar peso. É basicamente água a sair pela urina e pela pele (algo que acontecia muito menos ou nada dentro da barriga da mãe).

Hoje também foi o dia em que recebeu a primeira transfusão sanguínea. O motivo era para aumentar o nível de hemoglobina uma vez que o valor que a Leonor tinha era baixinho. Assim, espera-se, aumente a retenção de oxigénio que continua ser fornecido via ventilador. Segundo o médico nos explicou acaba por ser algo absolutamente normal.
Ah... e é A rh + como o papá.

Entretanto fica aqui a fotografia que retrata a opinião que a Leonor tem em relação às estatísticas:



Quanto à mãe, ela apresenta melhorias e hoje teve o seu momento muito aguardado de ver a Leonor. :)
Em principio Domingo volta para casa. Isto é: passa a fazer o mesmo que eu que é vir a casa dormir e voltar para o Hospital.
Espero manter este ritmo durante muitos meses. Seria um excelente sinal!

Beijos e abraços,
AR

3 comentários:

  1. esta foto está demais :)

    muita, muita força para a Leonor, e para os papás nesta fase menos fácil. muitos pensamentos positivos :)

    *

    ResponderEliminar