domingo, 17 de fevereiro de 2013

Sling vs Marsupio vs Pano

Olá leitores!

Hoje gostaria de aprofundar um pouco mais esta questão do que é melhor para a criança. O sling, o marsupio ou o pano?

Isto tudo porque fui alertado por duas leitoras do blog que o marsupio não é de todo o ideal para o bebé, sendo que a posição dificulta a circulação em virtude dos membros estarem literalmente pendurados e problemas no desenvolvimento da bacia.

Apontam também algumas vantagens do sling, uma vez que promove um contacto mais directo com os pais e permite uma maior variedade de posições do bebé (algumas delas muito mais naturais que o marsupio, facto quase inegável...).

Isso contraria a opinião quase generalizada que defendia os benefícios do marsupio em detrimento do sling.

(Baby Bjorn One - Marsupio)

(BabaSling Baby Carrier - Sling)

E ainda há isto:
(Moby Wrap - Pano?)

Que me dizem? Alguém me pode dar a sua experiência?

Beijos e abraços,
AR

PS: faltava a foto, não é?

14 comentários:

  1. O pano é uma espécie de variação do sling (ou vice versa). Em algumas coisas parecido com o marsupio, mas para melhor.
    Para mim só tem duas desvantagens:
    - são 5 metros de pano que tens que aprender a enrolar à tua volta,
    - para transportar o pano quando não está a uso, são 5 metros de pano que tens que guardar ;)

    Outra coisa que a mim, pessoalmente, faz confusão: no Verão não me parece confortável. Mas eu dou-me mal con o calor e não me imagino, nem a um bebé, com 5 metros de pano a encalorarem-me ainda mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa questão do transporte de 5 metros de pano não é de descurar...

      Então achas que com o sling convencional já não tens esses problemas de calor?
      Eu também sofro um pouco com o calor mas, correndo tudo como deve correr, o bebé andará ao colo os primeiros tempo numa altura mais fresca. :) Ao menos dá para habituar nos primeiros tempos.

      Eliminar
    2. Com o sling convencional não há esse problema do calor, não :)

      Qualquer dúvida que tenham, tu e a Ana, perguntem à vontade.

      Entretanto deixo-vos uma sugestão: vão a uma loja de artigos para bebés e peçam para ver e experimentar o marsupio e o sling. A BebéConfort é a MaxiCosi costumam ter slings da marca americana Peanutshell (caríssimos, por sinal). Mas vão e toquem, mexam e sobretudo experimentem. Vão ficar com uma noção aproximada do que tanto o marsupio como o sling têm para vos oferecer em questão de conforto. Digo aproximada porque vão experimentar sem a carga do peso do bebé, mas conseguem perceber quais vão ser os pontos de carga e como essa carga vai ser distribuida.
      Experimentem fazê-lo antes de haver uma barriga pelo meio ;)

      Ah, outra coisa, o marsupio não é muito prático para guardar quando não está em uso. Já o sling cabe perfeitamente no saco do bebé :)

      Eliminar
    3. Assim faremos, apesar da mãe não ser muito adepta de colocar carga nas costas, sendo que prevejo que o transporte em sling (ou equivalente) será feita sobretudo por mim. :)

      Eliminar
  2. olha, postei no teu outro topico...e faltam dua sopçoes aí: mochila ergonomica e mei tai ;)

    ResponderEliminar
  3. Oi André,

    Por aqui somos fãs do sling. Da Rita usámos da Peanut Shell (podes ver fotos aqui: http://www.duarte-gouveia.info/2008/07/), para a Sara optámos por mandar fazer à medida um para mim e outro para o Duarte (podes ver fotos aqui: http://www.duarte-gouveia.info/2012/04/na_pascoa_2/). Como fizémos com uma produtora de slings aqui da Madeira, gastámos menos por 2 do que tinhamos gastado no da Peanut Shell. E com a vantagem de estarem os dois bem à medida (o da Peanut Shell estava um pouco pequeno para o Duarte e um pouco grande para mim). Entretanto, no Verão fomos de férias e esquecemo-nos do sling e como a Sara já tinha 9 meses, optámos por comprar um marsúpio na Toys'r'us de Lisboa. Como podes ver nas fotos http://www.ana-neto.com/ferias-na-suecia-2/ as pernas ficam penduradas, mas eu acho que isso é um problema só em bebés mais pequenos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, esqueci-me de dizer que aqui na Madeira me falaram do pano, mas eram "só" 4 metros, acho. Nunca me habituei a fazer. No sling, para além das posições que parecem naturais como dizes, tanto a Rita como a Sara sempre adoraram a posição de pés à boca (a partir dos 3 meses), apesar de na rua levarmos com comentários do género... "ah, tadinha, não tem perninhas" ?!?! Mas de resto, é girissiomo andar de sling, então se fores tu a andar, tens metade dos passantes a se meterem contigo e a te gabarem o bebé :) Eu pensava que era só aqui no Funchal, mas agora já testamos no Continente, em Espanha, na Suécia... em todo o lado é igual :)

      Eliminar
    2. Ana,

      Além da questão do tamanho, há mais vantagens em mandar fazer o sling à medida?

      Quanto à possibilidade de arranjar alguém que o faça aqui por Lisboa não me parece que vá ter problemas, mas se tiveres algum contacto avisa! :)

      Eliminar
    3. No meu caso as vantagens foram: medidas, preço, escolha do tecido que eu gostasse e entrega numa data pré-combinada, com pagamento nessa mesma data. Mas isso também teve a ver com a oferta em lojas aqui ser escassa, o da Peanut Shell que eu tive para a Rita comprei online em http://www.mamaeukero.pt/ (por acaso, um bom site com coisas interessantes a preços interessantes)

      Eliminar
  4. Olá :)
    Antes de mais, muitos parabéns!!
    Quanto ao assunto em questão, só posso falar do marsúpio e do sling. O primeiro usei com a mais velha e nunca nos adaptámos, para mim era desconfortável e ela chorava do principio ao fim. Com a mais nova resolvi experimentar o sling e adorámos as duas, era remédio santo para a adormecer :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria.

      Desde já obrigado por seguires este blog e muito obrigado pelos parabéns.

      Temos portanto mais uma opinião positiva para o sling e negativa para o marsupio. Tem sido quase sempre assim nos últimos tempos e estou cada vez mais convencido que o sling (ou algo que siga a mesma ideia) é a escolha certa.

      Obrigado pelo contributo e felicidades para si e para as suas filhas. :)

      Eliminar
  5. Olá,
    A minha bebé tem 2 meses e já a coloquei no pano, sling e marsupio. Estes dois últimos ganham por um lado, por serem mais práticos de transportar ( quando não estão a ser usados) e de colocar. No entanto, o que gostámos mais foi mesmo o pano. Tem imensas posições que o bebé pode ser colocado e tanto eu como o pai pode utilizar, uma vez que como é comprido, adapta-se a qualquer pessoa. Como é recém-nascida pode ser colocada ao alto, junto ao meu peito ou deitada e no sling só pode ser deitada, mas ela não gosta e nesta posição também não a sinto confortável ou segura. Usar o pano no verão, é capaz de ser uma desvantagem, ainda não passei por isso, portanto não posso falar. O marsupio é confortável mas também concordo que para bebés pequeninos não é o mais adequado porque as perninhas ficam mesmo penduradas. Na minha opinião, acho que cada bebé é que acaba por "escolher" no que se sente mais confortável. Tenho amigas que me passaram o sling porque os delas não se adaptaram, no entanto há muitas pessoas que os usam e adoram.

    ResponderEliminar