sábado, 23 de fevereiro de 2013

Língua gestual

Olá pessoal!



Conforme prometido, depois da "Importância do tacto", vou abordar outro tema do livro que estou a ler. Algo que nunca me tinha passado pela cabeça e que faz, a meu ver, todo o sentido. Isto pelo menos pelos argumentos fornecidos no livro e no que já tive oportunidade de investigar noutras fontes.

O livro aposta um capitulo inteiro a explicar os benefícios que os pais e filhos retiram de ensinar desde cedo a língua gestual, sendo que a maior é potenciar a comunicação das crianças com o mundo muito antes de conseguirem verbalizar.

A maior fonte de frustração das crianças passa por não conseguirem comunicar com eficácia com o resto do mundo. E essa frustração a maioria das vezes resulta em birras, choros e, claro, infelicidade da criança.

Pensar que há forma de, desde muito tenra idade, conseguimos "conversar" com o nosso bebé é fascinante.
As maiores dificuldades passam por perceber quando a criança está a tentar gesticular (lembrar que a coordenação motora demora algum tempo para ser fina o suficiente para ser um gesto inequívoco) e os pais que sobrecarregam a criança com novo gestos sem dar tempo para as crianças aprenderem os anteriores.
Também importante é ensinar à criança algo que lhe seja útil no dia a dia.

As palavras importantes para a maioria das crianças são:

  • Leite
  • Comer
  • Mais
  • Terminei
  • Mãe
  • Pai
Interessantes para os pais:
  • Mudar a fralda
  • Banho
  • Por favor
  • Obrigado
Porque deveríamos deixar que os nossos dedos falem?
  1. A língua gestual ajuda as crianças a adquirir mais cedo a fala e aumenta o vocabulário
  2. A linguagem gestual reduz a frustração
  3. A linguagem gestual está relacionada com uma maior pontuação no QI
  4. A linguagem gestual melhora as capacidades de leitura e de vocabulário
  5. A linguagem gestual aumenta o desenvolvimento cerebral
  6. A linguagem gestual oferece uma janela ao pensamento da criança e ajuda a satisfazer as suas necessidades
  7. A linguagem gestual permite uma comunicação discreta
  8. A linguagem gestual melhora a dinâmica e a ligação familiar
  9. A linguagem gestual pode ser usada como ponte para outros idiomas
  10. A linguagem gestual abre as portas para outras culturas
Só para terminar, o livro defende que não se deve parar de ensinar língua gestual quando as crianças adquirem a capacidade de falar uma vez que adquirem mais capacidades cognitivas e emocionais.

Há tanto para investigar sobre isto! O suficiente para me interessar e, apesar de não saber língua gestual Portuguesa, aprender ao mesmo tempo com o meu bebé.



Como é pessoal? Alguém tem experiências com esta forma de comunicar com as crianças?
Digam qualquer coisa. :)

Beijos e abraços,
AR 

13 comentários:

  1. tirei um curso de linguagem gestual há uns aninhos e infelizmente já me esqueci de algumas coisas mas vale sempre a pena recordar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vicky.

      E achaste complicado? Achas que potencialmente seria útil ensinar a uma criança?

      Eliminar
  2. Gostava muito de saber linguagem gestual e poder ensinar ao Dani, mas sinceramente não sei se conseguia... no entanto parece me uma ideia muito interessante.

    ResponderEliminar
  3. Eu tentei aprender linguagem gestual para a Rita (a mais velha), mas não consegui resultados. Culpa nossa provavelmente: tentámos aprender num livro e depois estavamos sempre a nos esquecer de aplicar. A única "palavra" que eu e o pai usávamos mesmo sempre era "mudar a fralda". Penso que ela às tantas já percebia, mas nunca comunicou connosco assim. Para a mais pequena confesso que já nem tentei, tenho-me esforçado mais para que ela nos entenda em gestos "normais" (apontar, dizer que não) e que também comunique dessa forma (ou falando, mas isso já tem 15 meses e ainda são pouquinhas as palavras). De qualquer forma, aqui no Funchal chegou a haver cursos https://www.babysigns.com/, mas entretanto acho que desapareceram...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente o livro dá muito ênfase à repetição.
      Será assim uma coisa tão complicada? O livro "pinta" as coisas provavelmente fáceis demais...

      Eliminar
    2. Eu acho que se tu e a Ana estiverem os dois determinados, é de tentar. Talvez eu e o Duarte não tenhamos persistido o suficiente. Já agora, na altura o livro que eu usei foi www.amazon.co.uk/Baby-Sign-Language-Basics-Communication/dp/1401902901/ , mas provavelmente o que já tens é suficiente. Também existem umas versões que são cartões soltos, talvez esses ajudem pois podes escolher algumas palavras e andar sempre com os cartões até já as fazeres sempre bem (uma cópias ampliadas do livro talvez também resultem)...

      Eliminar
  4. q maximo, estava msm a procura de algo assim!!! pq eu com a minha filha naturalmente ja faço gestos q ela compreenda, e pensava para cmg pq raios nao haveria um livro gestual para bebes ja q eles aprendem os gestos mais cedo q as palavras?? onde compraste?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Susana!

      Este livro especifico não fala só sobre a linguagem gestual. "Apenas" lhe reserva um capitulo (de um total de 12).
      Mas a bibliografia do livro, neste caso, é vasta.
      Mas faz sobretudo referência a uma serie video chamada "Signing Time".

      Seja como for tenho uma amiga que é terapeuta da fala e versada em língua gestual Portuguesa e tenho de lhe pedir a opinião dela sobre o assunto e, caso ache apropriado, alguma bibliografia de referência.

      Eliminar
  5. ja agora aproveito para mencionar q o gumboree faz cursos desse tipo...e o gymboree ha ao longo do país...pesquisa mais em http://www.gymboree.pt/

    ResponderEliminar
  6. Oi, alguém me sabe dizer como se diz mudar a fralda?

    ResponderEliminar
  7. Gostei muito da publicação :)
    Estou a tirar licenciatura em tradução e interpretação de língua gestual portuguesa.
    Só queria alertar as pessoas que usar o termo "linguaguem gestual" é errado, a língua gestual é uma língua oficial do nosso país :)
    Aproveito para informar que, a associação de surdos do Porto, tem, neste momento, uma escola virtual de língua gestual com seis módulos gratuitos. http://www.lgpescolavirtual.pt/index.php
    E para quem for curioso... http://www.spreadthesign.com/

    Saudações gestuais

    ResponderEliminar
  8. Eu sei que este post é antigo, mas continua a aparecer no topo dos resultados do Google por isso pensei que valia a pena postar a minha experiência caso outros leitores recentes venham aqui parar também.
    Eu ensinei lingua gestual á minha filhota, agora com 2 anos, seguindo os vídeos do YouTube Baby Signing Time. Dizia sempre a palavra em Inglês e Português (nesta ordem) e fazia o gesto correspondente. Víamos o vídeo durante 3mns dia sim/ dia não qdo ela tinha 4 meses. Depois fomos aumentando a duração das sessões. Mas eu repetia os gestos sempre que surgiam as oportunidades. A ideia sempre foi a de criar laços e fazer coisas divertidas juntas, por isso as palavras/ gestos não eram apenas um meio. Essa descontração fez com que a aprendizagem fluísse e ainda hoje ela diz bolacha e faz o gesto ao mesmo tempo! O mesmo com leite ou cão, etc. Se começou a falar mais cedo? Acho que não, mas desde cedo percebeu que se podia fazer entender e que nós, pais, estávamos a ouvir - parece a lógica da batata mas garanto-vos que não é! Aprendeu os gestos todos? Não creio, mas quando entrou para a creche aos 4 meses e meio e as educadoras lhe faziam o gesto para leite/ biberon ela respondia animadamente se queria ou empurrava o ar com a mão (gesto controlado!) qdo não queria. Isto para nós era muito importante pois ela tinha refluxo gástrico e alimentá-la era um verdadeiro pesadelo. Se valeu a pena? Sim. Sem dúvida. Tanto para mim como para o pai que embarcou na brincadeira quando viu o quão receptiva á comunicação a filhota começou a ficar. Espero que o testemunho longo valha a pena e boa aprendizagem para futuros pais e bebês.

    ResponderEliminar