terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Cansaço...

Não tem sido uma semana fácil a nível de trabalho e faculdade. Por isso ter dado tão poucas noticias por aqui. E por isso hoje não vou escrever muito...

Mas estou vivo e noto que estou com mais força para aguentar estas agruras do dia-a-dia. A isso não será alheio a ideia que tenho de ser muito mais forte e crescido do que era, agora que vou ser pai.
É uma das coisas boas. :)

As coisas menos boas teremos tempo para discutir. Sobretudo após a criança nascer. :)

Ainda não contei aqui que vamos mudar de casa.
Este T1 é efectivamente pequeno para ser compatível com criar uma criança. O mais provável de momento é nos mudarmos para um apartamento maior em Alverca. Mas continuo a jogar no euromilhões. Quem sabe... :p



Beijos e abraços,
AR

domingo, 27 de janeiro de 2013

KIDtoKID

Hoje gostaria de vos falar de um conceito que, não sendo novo, é novidade para mim agora que estou mais atento a estas coisas. :)


Falo das lojas KIDtoKID (http://kidtokid.pt/).

Pensem num cash converter de artigos para crianças e pré-mamã. Onde poderemos vender e comprar uma variedade enorme de materiais essenciais ao dia-a-dia da criança em estado usado mas ainda com bastante vida antes de serem despejados para o lixo.

E ultrapassando aquele estigma de que os nossos bebés merecem sempre ter coisinhas novas e acabadas de sair da embalagem, roupa que é usada meia dúzia de vezes (se tanto) e ficam guardadas numa caixa de papelão na arrecadação porque "ficam já para o hipotético filho seguinte", ultrapassando isso tudo, percebemos que a mensagem que transmitimos ao mundo (e por consequência à nossa criança) é que vivemos num mundo demasiado consumista e que podemos e devemos fazer algo para mudar isso.

O que não quer dizer que não vá ocasionalmente comprar coisas novas para a minha criança. Mas um livro com uma boa história continua a ser uma boa história para o segundo dono. :)

Por falar em livros, podem começar a me oferecer livros de histórias. Tenciono contar muitas à minha "lentilha". E como não tenho imaginação para inventar tenho de me apoiar em quem o fez por mim. :)

Beijos e abraços,
AR

sábado, 26 de janeiro de 2013

Padrinhos

Esqueci-me de contar uma coisa que aconteceu hoje:

Eu e a Ana fomos convidados para padrinhos de baptismo do nosso sobrinho Martim! :)

2013 está a começar muito bem.

Educação

Mais uns dias passaram sem que aqui escrevesse algo. O que não quer dizer que me tenha esquecido do blog. Antes pelo contrário. Até porque o que ele representa para mim é tão importante como um álbum de fotografias de quando éramos putos - traz-nos à memoria os momentos que passaram e que longe ficaram escondidos debaixo do nosso quotidiano.

Hoje gostava de falar de educação.
A isso não é alheio a manifestação de professores que aconteceu neste mesmo dia.
Pois é, criança (tenho mesmo de saber o sexo para começar a chamar-te pelo nome...), este país não anda nada famoso no que à educação diz respeito. E a educação diz-te MUITO respeito.

Uma entrevista recente feita num jardim de infância nos Estados Unidos aponta que o principal receio dos pais é que os seus filhos não obtenham a educação e oportunidades de que necessitam para atingir todo o seu potencial (li num livro). E sabendo que a educação tem muito a ver com a instituição onde te vou deixar diariamente, estou bem ciente que o teu potencial só será atingido se tratar essa mesma instituição com mais interesse do que um mero "depósito".

Quero com isto dizer que farei tudo o que estiver ao meu alcance em tentar melhorar o estado da educação neste país. E sei que, não podendo mudar algo de uma forma mais abrangente, sei que se fizer o meu papel de pai na sua plenitude deverei poder melhorar o ambiente nas escolas que escolher para te deixar.
Por isso conta comigo para reuniões com professores da turma, participação activa nas actividades escolares, defesa acérrima contra as injustiças para com a escola, e maior critico quando as criticas são fundadas. Sinto que só assim posso melhorar activamente a educação neste país.

E é isso que quero que te tornes no futuro. Que sejas uma criança e adulta interessada com o que te rodeia e que todos os teus passos sejam no sentido de promover a melhoria de algo que sentes que está mal. Sei que vais errar muitas vezes. Sei que nem sempre vou compreender a tua atitude. Mas se no fim do meu caminho sentir que deixei alguém no meu lugar que quer mudar o mundo que a rodeia e luta por isso, poderei estar descansado. Mudar para melhor, como é óbvio.

É também por isso que acredito em educar as crianças em estabelecimentos de ensino publico. Por senti que é ali que a criança será exposta a crianças diferentes dela (a todos os níveis) e assim crescer mais empática, simpática, respeitadora. Não te quero num casulo durante 12 anos.
Atenção que não nada me move contra o ensino privado e respeito em absoluto quem prefere isso para os seus filhos.
Mas a exemplo dos teus pais, que sempre estiveram em escolas públicas e nem saíram adultos assim tão maus. :)

E agora o teu primeiro presente dado pela tua "tia" Cláudia:


E faz hoje uma semana que nasceste para mim. Foi no passado Sábado que soubemos que eu e a tua mãe te íamos ter. :)

Beijos e abraços,
AR

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Angustias e outras considerações

Mais um dia que passa, mais um dia que se aproxima do "dia N". :)
Por falar em dia D... ao que parece está previsto para 16 Setembro. Falta muito, não?

Hoje lembrei-me de fazer uma lista (acho que vou passar a fazer muitas listas). E esta não está, de todo, fechada.

"As minhas angustias":
- tenho medo de não conseguir dar todo o tempo que a criança precisa. Ainda estou para ver como vou conseguir conciliar o trabalho de dia e estudar à noite... Criança! Se me estiveres a ler espero que valorizes isso!
- tenho medo de não ser um pai que consiga potenciar todas as capacidades da criança.
- tenho medo de, ao me absorver com a criança, me esqueça de mim e do resto da minha família.
- quero poder dar tudo o que a criança merece e nem sempre sei se poderei.
- não gosto de pensar que vivo num país que não valoriza o nosso esforço e mérito e tenho de conseguir mostrar à criança que nem sempre fazer o certo é o melhor para nós no momento.

Enfim... a completar diariamente conforme me for lembrando.

Entretanto algo que encontrei hoje e decidi guardar uma recordação.
Isto de estar "grávido" deixa-nos mais atentos às coisas pequenas com que nos deparamos diariamente.

Beijos e abraços,
AR

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Dia 1

Disclaimer: devo já dizer que não posso afirmar que seja grande escritor. Repare-se já na utilização de um estrangeirismo logo para abrir o apetite... Continuemos!

Ora bem... primeiro dia deste blog mas não o primeiro dia que, quer quisesse ou não, mudou a minha vida. E bem vistas as coisas, apesar de ser algo inesperado (é sempre não é?), era algo que queria muito!

Tudo começou no passado sábado à noite quando a minha mulher fez dois (!) testes de gravidez daqueles da farmácia. Ambos positivos. Um ainda podia ser falso positivo. Dois... Bem...
Feitas as contas apontava para algo como 5 ou 6 semanas de gestação. A frase que ficará para a posteridade é "Seu bebé está do tamanho de uma lentilha".

E hoje foi dia da confirmação com o teste feito ao sangue. 5 semanas.
O quer dizer que, a manter-se o meu estado actual, espera-me algo como 37 semanas das seguintes situações (descritas por nenhuma ordem em especial):
- alegria
- euforia
- apreensão
- orgulho
- sentir que estou mais adulto
- sorriso de orelha a orelha por nenhuma razão aparente
- preocupação
- expectativa
- procurar creches (!)

Isto é a receita perfeita para treinar quando a criança nascer...
E crescer...
Mas para isso temos tempo... Não temos?

Agora dirijo-me à criança do futuro:
Espero que possas ler isto com orgulho de um pai que tenta ser, desde o momento que foste uma lentilha, o melhor pai do mundo. Sem pressões, portanto...
E da tua parte espero que te orgulhes de teres feito jus ao link do site.

Disclaimer 2: vou ignorar para já o novo acordo ortográfico. Qualquer erro gramatical vou dar a desculpa que estava confuso com o mesmo...

Até já,
AR