quarta-feira, 31 de julho de 2013

Momentos

Há momentos bons.
- momentos em que sinto a Nô bem presente dentro de mim. Em que sinto a presença em tudo o que de belo vejo. Instantes em que tenho tempo para parar e desfrutar da vida.

Ha momentos assim-assim.
- momentos em me vejo tão absorvido pelo quotidiano que nem tenho tempo para parar e ouvir. Instantes em que ocupo a minha mente comigo mesmo e só comigo.

Há momentos maus.
- momentos em que a saudade se abate e sinto falta do olhar. Instantes em que revejo na minha cabeça o movimento fino dos dedos das mãos da minha pequena princesa.

Mas estes não são os piores porque...

Há momentos vazios...
- momentos em que me recordo que não existe nome para um pai de uma pessoa que já não o é mais.
Instantes em que adormecer parece impossível e choro lágrimas secas.

Momentos. 

Abraços e beijos,
AF

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Não queria ser forte. Queria ser pai.

Faz hoje um mês. O dia mais terrível da minha vida. O dia em que tive de assistir ao vivo ao último suspiro da minha princesa enquanto a mãe, desesperada, procurava garantir que aquela linha contínua no monitor não era apenas um mau contacto no sensor de frequência cardíaca. Foi o dia mais incrível, mais aterrador e ao mesmo tempo mais iluminado. Sentir a Nô ascender ao céu, largar aquele corpo que enclausurava uma alma grandiosa. Do tamanho do Mundo. Do Universo.
Não é algo que deseje ao meu pior inimigo (tenho disso?) e no entanto sinto-me um privilegiado. Não consigo explicar por palavras algo deste tipo sem correr o risco de ser mal interpretado.
Faz hoje um mês do meu Tudo e Nada, Alpha e Omega, Yin e Yang.
Foi a pior coisa que me aconteceu e no entanto mudou tanta coisa em mim para melhor que foi também, ao mesmo tempo, a melhor coisa que me aconteceu.

Enquanto escrevo isto passo de um estado de vazio para cheio. Vazio como se me tivessem arrancado tudo dentro de mim. Como se a minha alma saísse deste corpo e vagueasse por aí sem rumo à procura da minha filha. Como se a minha filha estivesse algures perdida nesse Mundo e eu soubesse que, se a encontrasse, poderia voltar a falar-lhe. A tocar-lhe. A dar o colo que nunca dei. O embalo que nunca embalei. O beijo que nunca beijei. E esperar que nessa altura me olhasse com esse mesmo ar ternurento que sempre me dedicou. Ou pareceu dedicar. Aquele olhar que eu sinto tocar-me quando fecho os olhos.

E aí percebo…

A Nô não está “por aí”. A Nô está dentro de mim.
E nessa altura compreendo que me afastar do meu corpo, da minha alma, é afastar-me dela.

Sangue do meu sangue, alma da minha alma.

E depois sinto-me completo. Cheio. A transbordar. De amor. Este meu corpo é pequeno para albergar uma alma do tamanho da Leonor. Por isso ela se divide e enche o corpo da mãe. Dos avós. Dos tios e primos. Dos amigos.

Hoje é um dia especial. Hoje sou tu, Nô. E tu és eu.

Sangue do meu sangue. Alma da minha alma.



Descansa em paz, minha princesa.
AF

PS: como há um mês atrás pedi a quem me leu que abraçasse os seus filhos com o maior amor do mundo, hoje peço o mesmo. Façam isso, não por mim, não pela Nô. Façam-no por vocês. Pelo Mundo inteiro que evolui um bocadinho quando estes gestos se repetem. Obrigado meus amigos.

sábado, 20 de julho de 2013

Schoep

Olá Nô.

Hoje faz um mês que nasceste e mudaste a minha vida para sempre.
Não poderia ser de outra forma. Acho que todos os filhos transformam a vida dos pais.

Hoje poderia me entregar à "fraqueza" da saudade mas prefiro te contar uma história.
Acho que é algo que vais gostar. Saber que há muita gente no mundo que é grandiosa.

Esta é a história de Schoep.

John e a sua noiva andavam à procura de um cão para adoptar. Correram muitos canis e, como não podia deixar de ser com todos os que amam cães, queriam trazer-los a todos para casa.
Até que há 19 anos repararam num cachorrinho encostado a canto e logo perceberam que era aquele. Apaixonaram-se perdidamente por ele naquele momento.

A ideia era dar a oportunidade a um cão de ser feliz. O Tramp (como se chamava na altura) mostrava sinais de abuso e nem aparentava saber o que era brincar nem brinquedos.

Entretanto John e a sua noiva separaram-se e John esteve à beira de cometer suicídio. Mas Schoep estava lá e ajudou John a ultrapassar essa fase negra da vida. John afirma mesmo que Schoep salvou-lhe a vida...

Certo dia John levou Schoep ao veterinário porque estava a coxear. O veterinário receitou-lhe analgésicos e disse que ele não melhorasse talvez John devesse ponderar dar uma injecção letal.
Sabes... é que a artrite é algo que dá dores muito fortes. O Schoep nem dormir conseguia por causa das dores e os tratamentos eram demasiado caros para John.

No entanto John não ia desistir de Schoep. E fez tudo para que Schoep continuasse a ser feliz tal como lhe tinham prometido há uns anos atrás.

Certo dia tiveram a oportunidade de tirar a seguinte foto:


Este é John e Schoep no Lago Superior. A única forma de Schoep tinha para descansar era mergulhado naquele lago enquanto John o abraçava.
John não ia desistir de Schoep. Lembra-te que ele prometeu fazê-lo feliz acontecesse o que acontecesse.

Esta foto tornou-se viral e num instante John começou a receber mensagens de amigos e donativos para ajudar Schoep a cumprir os tratamentos que John não podia pagar. O dinheiro era tanto que John criou uma fundação em nome de Schoep para ajudar famílias que não podem pagar tratamentos dos animais. Assim eram mais Schoeps felizes pelo mundo. Tudo por causa de uma pessoa e um cão.

Schoep melhorou com os tratamentos. Já conseguia dormir durante a noite e já queria passear durante o dia. Ele sofria de cataratas que tornava a convivência com a luz solar uma dificuldade... Schoep era feliz



Schoep faleceu hoje.

Agora que todo ele é feito de luz tal como tu, vê se o encontras por aí e brincas um bocadinho com ele. Leva a Kiara. Mas lembra-te que a Kiara não gosta muito de outros cães. Tem medo...
Passa tempo com ele porque ele também vai estar muito tempo à espera para se reunir com John.

http://www.johnandschoep.com/
https://www.facebook.com/Schoep.and.John

Um beijo enorme minha pequenina e parabéns.
(Também se diz parabéns se forem meses?)

AF

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Desígnios

Olá amigos!

Um update muito rápido.

Já contactei a Associação XXS, que receberá os donativos que vos falei no post anterior.

Contactei por email e depois recebi um contacto telefónico da fundadora da Associação.

Ela contou-me que também tem uma filha que nasceu prematura e que, apesar das complicações, sobreviveu. Nasceu com 26 semanas (tal como a Nô) e com pouco mais de 600g.

Conheceu a filha nos cuidados intensivos neonatais 4 dias depois de ter nascido e lá conheceu uma senhora que o marido e a mãe já lhe haviam falado.
Essa senhora também é mãe de uma criança que nasceu com 26 semanas e deu muito apoio e esperança a esta mãe que entrou no ambiente assustador da UCIN pela primeira vez.
E a sua criança estava quase a ter alta.

Isto encheu de alegria mas também assustou a nova mãe. Tinha se habituado à presença e apoio daquela mãe experiente.
Mas esta senhora disse algo que mudou a vida desta nova mãe - "Faz pelos outros aquilo que eu fiz por ti.".
E assim estava lançada a semente da Associação XXS.

O que isto me diz? Ensina-me que podemos aprender com toda a gente que nos toca.

"Tu não és para mim senão uma pessoa inteiramente igual a cem mil outras pessoas. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens necessidade de mim. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim o único no mundo. E eu serei para ti a única no mundo..."
O Principezinho - Antoine de Saint-Exupéry

E agora sinto que o meu papel é também esse. É ajudar quem achar que eu posso ser uma ajuda.
Já me dei como voluntário da Associação para apoiar pais que sintam que eu possa ser um apoio.
A única coisa que tenho para oferecer são os meus ouvidos e a história da Nô. A bonita história da Nô.
Será que esse era um dos desígnios que a Nô tinha para mim?

Beijos e abraços,
AF

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Solidariedade

Olá pessoal.

Sei que o meu post prometido vai com algum atraso mas espero vos compensar. :)

Desta vez quero vos falar de solidariedade e o que a Nô fez por isso.
Esta história já alguns devem conhecer mas aqui fica registada para a posteridade.

Era 27 de Junho, um dia após o falecimento da Nô, quando surgiu a ideia no twitter por parte do Marco Almeida (@Wonderm00n) de comprar em conjunto com mais uma mão cheia de pessoas um ramo de flores para o funeral que se realizaria no dia seguinte. Eu, por acaso, vi esse twit e comentei que, em nome da Nô e da simplicidade que ela nos ensinou, pedi que comprassem apenas algo simbólico e barato e todo o dinheiro que sobrasse seria entregue a uma IPSS à escolha. Assim não limitavam o valor (cada um dava o que queria e podia) e o dinheiro seria entregue a quem precisasse de ajuda.

A Catarina Filipe (@Kooka_) organizou o grupo no facebook para controlar as contribuições e nos ir dando feedback do que acontecia. Ela foi incansável! Foi também ela a "representante" do grupo no funeral e a responsável pela entrega da coroa de flores de homenagem à Nô.

Choveram doações de todo o lado e o grupo acabou por extravasar o universo do twitter.

18 dias depois posso informar com orgulho que, apesar de estar pendente de uma transferência final, o valor angariado é 1000€ que será entregue na sua totalidade à Associação XXS (website e facebook) em nome da Nô!

Foram também eles os grandes responsáveis por tornar os dias a seguir ao falecimento da Nô um bocadinho menos penosos, vividos com grande esperança no futuro e coragem para enfrentar o mundo, se na nossa vida tivermos a sorte de ter pessoas assim a nos acompanhar.
Ainda hoje tenho dificuldade em descrever o apoio que foi dado por estes seres humanos espectaculares ao sentir que a Nô tinha tocado positivamente em tanta gente.
Esta é a solidariedade que se sente cá dentro e nos enche o coração. Para mim e para a Ana mais importante que todo o dinheiro do mundo.


Aproveito também este post para divulgar um evento que irá decorrer nos próximos dias 6, 7 e 8 de Setembro no Complexo Desportivo do Atlético de Porto Salvo que é a II Concentração de Sorrisos Sobre Rodas, evento esse que eu e a Ana estamos a ajudar a organizar como já ajudamos o primeiro evento no ano passado em Alverca.

Desta vez o evento visa atribuir todos os lucros obtidos à Associação MIMAR.
Neste momento precisamos de patrocinadores e de vender rifas. Cada rifa custa 1 Sorriso. Tenho rifas para vender!
É a única forma neste momento de adquirir/alugar o material necessário para a Concentração.

Se quiserem (e não querendo abusar da vossa generosidade) poderão fazer donativos para o seguinte NIB:
0018 0003 20532776020 58

Peço-vos que caso efectuem alguma transferência me indiquem para o email andre.silva.rodrigues[at]gmail.com para poder identificar de quem vem.


Obrigado mais uma vez a todos e alguma coisa contactem-me.
Estou ao vosso dispor para ajudar no que conseguir.

Beijos e abraços,
AF

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Musicas do papá - nº1


Olá pessoal.

Tinha decidido escrever algo hoje mas estou um bocadinho cansado. Ter regressado ao trabalho e ao horário "normal" de acordar cedo tem sido bom mas também tem as suas coisas nefastas.Uma delas é ter de me habituar novamente a deitar cedo. Nem sempre é fácil e o calor que se tem sentido durante a noite não me deixa adormecer à hora desejada.Outra é ter uma preocupação enorme com a Ana que tem ficado por casa acompanhada "apenas" pelo Joey (o nosso coelho anão) e pela Nô em espírito.
Ela tem lidado bem com a situação e mais uma vez demonstra uma coragem e força brutal!
E tem escrito umas coisas giras também. Hoje fui eu o contemplado no seu blog.Quem ainda não viu que espreite aqui: http://ourmadworld.blogspot.pt/2013/07/querida-nono-8-o-teu-papa.html
Posto isto vou terminar este post rápido (prometo que escrevo algo com mais conteúdo amanhã) com uma música que me diz muito.
Beijos e abraços,AF

Cyrus Jones 1810 to 1913Made his great grandchildren believeYou could live to 103A hundred and three is forever when you're just a little kidSo, Cyrus Jones live forever
GravediggerWhen you dig my graveCould you make it shallowSo that I can feel the rainGravedigger
Muriel Stonewall 1903 to 1954She lost both of her babies in the second great warNow, you should never have to watch as your only children are lowered in the groundI mean - never have to bury your own babies
GravediggerWhen you dig my graveCould you make it shallowSo that I can feel the rainGravedigger
Ring around the roseyPocket full of poseyAshes to ashes{Musical intro}We all fall down
GravediggerWhen you dig my graveCould you make it shallowSo that I can feel the rainOh Gravedigger
Little Mikey Carson '67 to '75He rode his bike like the devil until the day he diedWhen he grows up he wants to be Mr. Vertigo on the flying trapezeOh, 1940 to 1992--
GravediggerWhen you dig my gravecould you make it shallowSo that I can feel the rain
GravediggerWhen you dig my graveCould you make it shallowSo that I can feel the rainSo that I can feel the rain

Gravedigger
When you dig my graveCould you make it shallowSo that I can feel the rainGravediggerGravedigger

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Coragem?

Olá pessoal.

Hoje não escrevo directamente para a Leonor.

Falo para todos os que dão enorme prazer em me ler. Acreditem que tiro mais prazer de ter tantos leitores e pessoas a comentar do que vocês tirarão em ler-me. :)

Posto isto vou abordar um tema que tenho pensado muito em como havia de fazê-lo.

Muitos elogiam a nossa coragem de ter enfrentado a situação da forma mais positiva possível.

Eu acho que todos somos "vítimas" das circunstâncias. Acredito mesmo que qualquer pai confrontado com a nossa situação iria sentir-se perante duas escolhas: colocar a vida em pause e fazer o luto de forma mais introspectiva; ou avançar com a vida e ter uma atitude positiva fazendo os possíveis que toda a gente tivesse uma recordação positiva da Nô.
Sinceramente acho que é a segunda hipótese que a Nô escolheria para o pai.

Aqui em casa não há heróis. Há apenas alguém que decidiu ser feliz. Aproveitar todos os segundos da vida com um sorriso nos lábios (apesar de assumir que nem sempre vivo assim). Olhar para a Natureza e em todas as coisas imaginar que a Nô nos está a mandar mensagens bonitas.

Acredito mesmo que ser feliz é uma opção.

Já acreditava antes da Nô ter nascido, mas a Leonor deu-me o seu exemplo de vida para acreditar mesmo nisso.

Pela Leonor, sejam felizes.

“you never know how strong you are... until being strong is the only choice you have.”

Beijos e abraços,
AF

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Saudades

Nô...

Após ter passado uns dias de descanso com a tua mãe e, apesar de te sentir sempre próxima, sinto muitas saudades tuas...

Mas eu estou bem. Um dia vamos nos reencontrar. Tenho a certeza disso.

Mas só daqui a muito tempo, espero! Tu esperas. Eu sei.

Beijo grande que nunca te dei.
AF

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Uma semana

Olá Nôzinha.

Faz hoje uma semana do pior dia da minha vida.
Deixaste-nos “orfãos” com a tua ida e muito atrapalhados com o que fazer depois.
Felizmente para nós (e penso que para ti também) acabamos por reagir bem à perda e agora, passando uma semana, podemos sorrir quando nos lembramos de ti.

Ajuda muito sentirmos-te em toda a parte. Ajuda muito saber que não sofreste. E ajuda muito saber que estás num sítio melhor.

Também ajuda muito ver muita gente a fazer coisas positivas porque se lembram de ti. Aproveitam a vida para amar. Nós incluidos.

Passado uma semana eu e a tua mãe estamos melhor do que as circustâncias sugeriam. E isso é bom para nós e, acredito, para ti também.

Um beijo muito grande minha borboleta branca.
AF

(PS: surgiu no facebook aquando da morte da Nô um grupo que pretende honrá-la angariando fundos para entregar a uma IPSS em nome da Nô. O grupo tem sido gerido pela Catarina (catarinafilipe@gmail.com) que tem sido incansável a gerir a angariação. Resta dizer que o valor já ultrapassa os 700€ e quem quiser contribuir que envie um email à Catarina que ela explica tudo. Obrigado.)

terça-feira, 2 de julho de 2013

Recarregar baterias

Olá Nôno.

Como estás hoje? Sabes porque te pergunto isso?
É que eu e a tua mãe sentimos-te no vento e hoje, uma noite particularmente ventosa, deves estar chateada com alguma coisa...
Foi o Tiago (o vizinho no cemitério)? Que fez ele?
Olha que apesar de estares inacessível a nós, meros mortais, continuas a ser a filhinha do papá. Um papá superprotector.
Mas tu já provaste que sabes tomar bem conta de ti própria. :) Tenho de continuar a confiar em ti.

Sabias que já imprimimos algumas fotos tuas e já compramos molduras para por na parede da entrada de casa? Acho que vai ficar fixe! Vais ficar juntinha a muitos amigos e família que prometeram nunca se esquecerem de ti. :)

Anyway... amanhã eu e a tua mãe vamos sair de casa por uns dias. Vamos recarregar baterias.
Vamos namorar um bocadinho porque também merecemos.
Como disse a tua mãe aqui, esta é a primeira semana deste ano em que tu não vais ter nenhum contacto físico connosco. Claro que é inevitável pensarmos em ti. É impossível não pensarmos.
Mas sabes uma coisa? Agora já não ficamos tristes. Queríamos-te aqui, óbvio. Mas sentimos mesmo a sério que estás num sítio muito bom para ti. Longe de sofrimentos. Longe de pessoas más.
E se a ideia é, no "além", revivermos a nossa vida do ponto de vista próprio e do ponto de vista das pessoas em que "tocaste" então tenho a certeza que tens uma vida eterna muito agradável. :)

Como vamos para fora, não vamos conseguir manter a visita diária à tua campa... Mas prometemos que assim que voltarmos a primeira coisa que vamos fazer é visitar o "teu jardim". Cheio de flores. Relva. Borboletas brancas e de todas as cores. Passarinhos a cantar. E a "tua" brisa que nos bate na cara e nos enche o coração.

Entretanto já aprendeste a música que a tia Moon te deixou?
Então aqui vai uma ajuda para depois no sábado lhe mostrares que já sabes esta e estás pronta para outra!


Beijos enormes minha linda!
AF