quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Angustias e outras considerações

Mais um dia que passa, mais um dia que se aproxima do "dia N". :)
Por falar em dia D... ao que parece está previsto para 16 Setembro. Falta muito, não?

Hoje lembrei-me de fazer uma lista (acho que vou passar a fazer muitas listas). E esta não está, de todo, fechada.

"As minhas angustias":
- tenho medo de não conseguir dar todo o tempo que a criança precisa. Ainda estou para ver como vou conseguir conciliar o trabalho de dia e estudar à noite... Criança! Se me estiveres a ler espero que valorizes isso!
- tenho medo de não ser um pai que consiga potenciar todas as capacidades da criança.
- tenho medo de, ao me absorver com a criança, me esqueça de mim e do resto da minha família.
- quero poder dar tudo o que a criança merece e nem sempre sei se poderei.
- não gosto de pensar que vivo num país que não valoriza o nosso esforço e mérito e tenho de conseguir mostrar à criança que nem sempre fazer o certo é o melhor para nós no momento.

Enfim... a completar diariamente conforme me for lembrando.

Entretanto algo que encontrei hoje e decidi guardar uma recordação.
Isto de estar "grávido" deixa-nos mais atentos às coisas pequenas com que nos deparamos diariamente.

Beijos e abraços,
AR

7 comentários:

  1. Engraçado que as minhas angústias são muito diferentes das tuas. Tive febre alta já durante a gravidez. Tomei coisas que não tomaria se soubesse que estava grávida. Tenho receio que algo corra mal pelo meio... As minhas são muito mais "pré" que as tuas. Se tudo correr bem e realmente tivermos um rebento nas nossas mãos em Setembro, não tenho dúvidas que seremos grandes pais e uma família do melhor :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora que falas nisso... Nã... Estranhamente estou calmo com o pré. Deixo isso para ti então. :)

      Eliminar
  2. Olá André, que fixe teres um blogue! Acho que para isso sim vais ter menos tempo quando a criança nascer, mas deixa lá!...
    Quanto a conseguires tempo para tudo, o segredo (na minha opinião) é acreditares que vais conseguir (sim, isto é importante) e arranjares todos os reforços que puderes (pensa na linha de quem vai ficar com a criança quando estiver doente...). E olha que eu e o Duarte quando a segunda filha ainda nem tinha 1 ano metemo-nos a fazer o mestrado (sim, os dois ao mesmo tempo). Toda a gente nos chama doidos, mas enfim, já sobrevivemos ao 1º semestre com média de 18, por isso não está a correr mal de todo :)

    Para a Ana, que eu não conheço (mas enfim, sendo Ana, não pode deixar de ser boa pessoa), um grande beijinho de parabéns! Nós mães (sim, agora já és dessa categoria), não conseguimos deixar de nos preocupar... mas já não podes fazer nada quanto ao que já tomaste, por isso tenta relaxar e aproveitar ao minuto... nunca mais vais ter uma primeira gravidez!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá "patroa". :)
      A lógica subjacente na criação deste blog é o mesmo servir para memória futura daquilo que eu senti nestas alturas. Sei que um dia vou reler o que escrevi e sentir o quão errado estava quando previ o futuro e as montanhas de coisas que me não pensava sequer que pudessem acontecer. :)

      A questão do tempo é realmente importante para mim. Há dias que sinto que 24h é muito pouco para aquilo que queria fazer (quero sempre fazer mais... ficar quieto nunca foi para mim) e criar uma criança sei que vai entrar em força para o orçamento do tempo diário. Mas é uma com prazer que entra. :)
      Nestas situações esquecemo-nos de todo e qualquer sentimento egoísta.

      Essa do doutoramento é de coragem! Mas conhecendo-vos como conheço, sei que vão conseguir fazê-lo com sucesso. Também sei que nunca foram de ficar à espera que as coisas vos caiam no colo e sempre lutaram por algo melhor. Foi algo que aprendi quando me deram oportunidade de trabalhar convosco. É algo que vou procurar transmitir para a minha criança. :)

      Vou pedir à Ana que comente a parte para ela. :)

      Beijos e um abraço ao Duarte. :)

      Eliminar
    2. Sem dúvida que quero aproveitar ao máximo. Mas desde que entrei em Medicina, que esta minha veia "hipocondríaca" se acentuou. Agora não é excepção... Tenho em mente demasiadas coisas que podem correr mal. E apesar de ser muito optimista (parece contradição, mas não é...) gosto de saber o pior que pode acontecer, para me sentir "preparada". Se achas que nada poderá escapar ao que tento antecipar, sinto-me descansada, e é quando as coisas começam a correr bem... Cada momento em que as coisas continuam a estar bem é muito importante, e só somando estes momentos todos conseguiremos chegar a Setembro como o nosso rebento nos braços. Parecem-me é ainda muitos momentos pequenininhos até lá. Tantos, que ainda não consigo pensar no pós. Mas é MESMO do que tenho menos medo. Próxima etapa: primeira ecografia. Estou com a sensação que só acreditarei quando vir mesmo a criaturinha lá a abanicar-se:P

      Eliminar
  3. o fato de teres noção desse medo é um bom caminho para que tal não aconteça :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente o que eu penso. Já me basta a quantidade enorme de coisas que, com certeza, estou a esquecer-me de momento. :)

      Eliminar